sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Deixe as voar!




Na minha casa tem-se o hábito de ter lindos passarinhos presos na gaiola, assim como milhares de pessoas cultivam esse hábito que eu acho péssimo. Mesmo tendo essas aves em casa eu sou totalmente contra e já disse isso em casa. Não temos o direito de limitar o voo desses seres apenas porque amamos o seu cantar e os queremos para nós, isso é um puta egoísmo! Dane-se que você dá alpiste, água e amor pro bichinho! Quem disse que é isso que ele quer? Não sou especialista em aves mas sei que assim como nós elas têm família, comunidade e deviam ter o direito de circular livremente pelo céu.


Quando questiono as pessoas que criam aves dentro de gaiolas sempre ouço: "Aqui ele é bem tratado, poderia estar numa situação pior". Será que essas pessoas não entendem que o tráfico de aves é motivado pela compra do egoísmo dos amantes destas. Se esse egoísmo, essa vontade de manter preso um ser vivo não existisse não haveria tráfico de animais e eles não seriam mal tratados e trancados.


Você gosta das aves? Deixe as voar!


"O pássaro prefere um simples ramo a uma gaiola de ouro". Confúcio

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O que te faz feliz?


Consulto um dicionário e encontro:
fe.li.ci.da.de sf 1. Concurso de circunstância que causam ventura; 2. qualidade ou estado de quem é feliz.fe.liz adj 2 gên 1. Afortunado, bem-sucedido, próspero; 2. satisfeito, ditoso; 3. bem lembrado
fe.li.zar.do
sm Indivíduo muito feliz, de muita sorte.


Os dias passam, pensamentos vão e vem e surge a pergunta: Eu sou feliz?


Eu me considero feliz, aliás muito feliz! Faço com que meus dias sejam repletos de sorrisos, risadas, conversas, pessoas especiais e reflexões.


Mas, o que te faz feliz? O que é felicidade para você?

É tudo tão abstrato. O que pode me tornar feliz pode não ter o mesmo efeito com vc! Mesmo assim espero que você tenha sempre força para correr atrás do que te faz feliz conquistando a sua felicidade =D

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Da mamãe que a ama.


Viajei com as amigas, voltei pra São Paulo quando no dia seguinte fico sabendo que a Erika estava dodói, com caxumba. Eu e minha avó procuramos a minha carteirinha de vacina, sim eu tomei vacina contra caxumba quando era pequena! E durante essa busca pela carteirinha vimos o jornalzinho do Parque da Mônica que tem uma foto minha e do meu primo (eu sempre vejo esse jornalzinho) e encontramos um tesouro, algo muito especial que eu não me recordava.

Encontramos 3 cartões de natal escritos pela minha mãe em Dezembro de 1998. Como era o combinado passavamos o natal com o pai e a virada de ano com a mãe e naquele ano minha mãe comprou os cartões do Programa Crer para Ver que financiava projetos para o sucesso da criança na escola, ela adorava causas sociais *-* E em cada um desses cartões ela deixou sua mensagem para cada um de seus filhos, o Pedro Ivo nem era nascido neste ano e os cartões eram pra mim, pro Bruno e pro Tiago. Nenhum de nós lembravamos desses cartões.

São mensagens lindas, na letra dela, com a assinatura dela, com o jeitinho dela.

Ai eu penso como os cartões, as palavras, as frases, os votos de felicidade possuem um significado IMENSO. Quando recebi esse cartão dela eu tinha 7 anos devo ter lido, agradecido e pronto, fiquei distraída com o brinquedo ou roupa que ganhei naquele natal. E hoje me deparo com as palavras dela e vejo como foi bom ela ter escrito aquilo pra mim, como ela faz falta na minha vida, como eu sinto saudades dos seus abraços, beijos, broncas, sorrisos e risadas e sei que ela ainda vive em mim e nos meus irmãos. E como diz o trecho de uma música da Ana Carolina, Quem de nós dois: E faço das lembranças um lugar seguro e como diz a Adriana Calcanhoto na música Vambora: Ainda tem o seu perfume pela casa, ainda tem você na sala. Eu a vejo no jeitinho de dormir do meu irmão mais velho e do mais novo, na facilidade de acordar cedo do meu irmão mais velho, no bom-humor do meu irmão do meio, na minha risada escandalosa.

Como ela era linda, gostava de ajudar as pessoas chegando a dar roupas para uma senhora que morava na rua e não tinha família e assim ela deu as roupas da minha avó sem ela saber, HAHAHA e eu ainda ajudei a arrumar as roupas.

São tantas as lembranças em tão poucos anos. Lembro de viagens, passeios e momentos em casa, o nascimento do Pedro Ivo, os banhos que ela dava nele, as idas ao clube, sítios, praias, febres que eu tive e ela cuidou, a dificuldade que tive para aprender a ler e a insistência dela para que eu aprendesse, os filmes que vimos, e como eu esperava ansiosa pela chegada dela e o quanto eu ficava feliz quando ouvia o barulho do chaveiro dela na porta que era um sinal para que eu e meu irmão saissemos correndo para abraça-la.

É como no trecho da música Eu Espero em que a Luiza Possi canta: Vai sim, vai ser sempre assim, a sua falta vai me incomodar e quando eu não aguentar mais vou chorar baixinho pra ninguém ouvir!

Abaixo o cartão de natal, com as mensagens do cartão e as mensagens dela, em 1998 aprendi a ler e escrever e como não fiz pré-escola enfrentei dificuldades na escola ficando de recuperação na 1ª série, rsrs mas eu passei de ano :) e ela me parabenizava por isso.

Meu cartão de Natal:

A VIDA SE CONTRAI E SE EXPANDE PROPORCIONALMENTE À CORAGEM DO INDIVÍDUO Anaïs Nin

Dezembro 98

Amanda;

Parabéns, minha florzinha, hoje você venceu a primeira grande batalha de sua vida e provavelmente outras surgirão em seu caminho e, com certeza, sairá vitoriosa.

Que Deus a ilumine.
Feliz Natal.
Da mamãe que a ama.

Da Guia

UM ANO CHEIO DE EXPANSÃO E CRESCIMENTO!

Hoje eu vivo com o sentimento da saudade sempre voltando para os meus primeiros 9 anos de vida e sei que aproveitei intensamente os anos que pude viver ao lado dela e o mais importante é que tento aproveitar ao máximo os meus dias, a minha família e os meus amigos porque a única coisa que temos é O AGORA!

domingo, 24 de janeiro de 2010

As idéias de uma colegial II ;)



=D =D =D

continuando a postagem dos textos que escrevi no colegial, segue um dos textos que fiz para a aula de História que o professor pediu, a história dessa redação é divertida(mas não é piada, você não vai rir ao final...já tô avisando!). Fiz o texto e entreguei durante a mesma manhã do dia,o professor pediu com antecedência e tal, mas na época eu fazia o técnico em turismo 8o e nem lembrava da atividade quando me lembraram na sala e eu fiz durante a aula dele.

Sentava na segunda carteira da fileira que fica encostada na mesa do professor numa localização que para muitos pode ser péssima, mas para mim era um triunfo.

Durante a aula o professor me olhou, viu que eu estava escrevendo, INTERROMPEU A AULA e disse olhando para mim:
- O ensaio era pra ser feito em casa!
Eu com a maior cara de pau do mundo disse:
- Mas o meu foi feito em casa e eu já entreguei.
O professor disse:
-Então o que é isso que você tá escrevendo?
Eu com a maior cara de pau² do mundo disse:
-São anotações da aula, estou escrevendo o que você tá falando.
Junto com essa frase eu fiz a minha carinha de fiquei "tiste, super tiste com você...ñ seja mau comigo :(" HAHAHA, nunca faço cara de coitadinha mas quando faço é tiro e queda! rsrs
Nossaaa, ele ficou super sem graça por estar me acusando de não ter feito a tarefa em casa e eu, coitadinha fiz tudo tão certinho daquela vez, tava até anotando o que ele dizia. (Pensando bem...sou um pouco má)
Depois de ficar sem jeito o professor disse:
-Aaahh, ta bom.
E finalmente voltou sua atenção ao assunto tratado em sala de aula.
Eu terminei o meu ensaio tranquila, escrevendo enquanto a Thaiany(aaii q saudade de vc, vc some!) lia o que eu escrevia.
Terminei meu ensaio e fiz com que a minha cúmplice Thaiany fizesse um favorzinhooo pra mim. Pedi para ela sentar na 1ª carteira da fileira e colocar o meu texto entre os 30 que já estavam na mesa do professor enquanto ele se preocupava em dar aula. A Thaiany hesitou um pouco, não tinha malícia para fazer uma coisinha errada diante de todos sem que ninguém percebesse e eu insisti mostrando como era importante ela fazer aquele favor, que se ele não chamasse a minha atenção minutos antes eu mesma faria mas ele chamou minha atenção (pra variar) e se eu levantasse da 1ª carteira pra sentar na 2ª levantaria suspeitas. Falei o quanto era fácil, bastava ele voltar o olhar pra qualquer direção contrária a mesa e ela estender seus braços que em instantes minha redação seria mais uma naquele monte de papéis.
Em poucos minutos o professor pegou sua garrafinha de água que estava em cima da mesa bebeu dois goles e voltou sua atenção para algum aluno que fez uma pergunta, aquele era o momento!
Eu disse: -É agora Thay!
E ela fez aquele precioso favorzinhoo, HAHAHA acho que ela ficou mais feliz do que eu quando viu que seu pequeno "crime" obteve êxito. Da 3ª carteira ela foi pra 1ª colocou meu ensaio no meio do bolo e permaneceu na 1ª carteira até o fim da aula e eu não levantei da 2ª carteira. Ainda tive a cara de pau³ de colocar na folha a data: 16/06/2007 para parecer que usei meu precioso sábado para fazer a atividade.

EEE 2007, 2°A, bons tempos! HAHAHA Aquele ensaio recebeu 2 pontos, a nota máxima e todos saíram felizes =D

Obrigada Thaiany =D, aparece amigaaa tô morrendo de saudades de vc!!! tenho q te encontrar urgente s2 *-* nunca fiz uma montagem antes, fiz a nossa =) ficou bem amadora, mas fiz com amor :) isso q importa!


Outro dia. (continuando a história da redação...)
O professor chegou a comentar sobre o meu ensaio comigo e com o resto da sala e ainda deixou um recadinho no fim do texto(deixarei no fim do post). Se for para para pensar, era nem para ele ter lido aquele ensaio, segundo as regrinhas dele mas eu não segui, dei um jeitinho, ele leu ficou satisfeito deixou recadinho e ainda comentou com a sala. O importante é ser feliz. rsrs

Segue o texto e o recado:

Cotas, uma nova diferença
As cotas para afrodescentes e descendentes de índigenas em universidades é um tema muito polêmico que envolve idéias, culturas, história e etc.(ele fez um círculo no etc, e com razão)
Todos os alunos têm a mesma capacidade diante de um vestibular que exige estudo, concentração, conhecimento, raciocínio e interpretação de texto. As cotas trazem vantagens aos descentes de negros e índios, mas os alunos de outras etnias saem em desvantagem e isso causa uma divisão. Cabe ao governo oferecer educação à todos e manter a igualdade ao menos na educação, e as cotas são adversas a isso.
Muitas pessoas falam que é uma maneira de poupá-los do passado, da escravidão que seus tatarávos sofreram. Mas um erro não pode resultar em um novo erro.
As cotas são uma nova maneira de discriminação, os estudantes merecem oportunidades iguais, pois nenhuma etnia é melhor do que a outra.

recadinho do professor: discordo TOTALMENTE de você. Porém, seu texto está bem escrito(eu estava no 2° ano do ens. médio), e vc apresentou uma discussão e argumentação. Valeu!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As idéias de uma colegial ;)



andei arrumando os livros, cadernos e papéis aqui de casa, limpando as estantes e selecionando o que vale a pena guardar e o que vai pro lixo. Entre essa "bagunça" reencontrei textos e trabalhos feitos por mim, uns bons outros péssimos mas tenho um grande carinho pelo o que escrevi, pelas opiniões que mantive e principalmente pelas opiniões que mudei. Relendo o que foi feito por mim vejo como evolui ou regredi, é um exercício gostoso :)


Acho que esses textos merecem um fim melhor do que as pastas e estantes por isso vou posta-los aqui, quando quiser consulta-los não precisarei encarar aquela montanha de papéis. E segue as idéias de uma colegial =D


A maioria desses textos foram feitos para as aulas de História que tive com o professor Francisco, textos com caráter obrigatório que acrescentavam na minha nota e muitos deles foram feitos ali em sala durante as aulas de outros professores (o professor não precisa saber disso, HAHAHA). São textos nada acadêmicos, pobres em pesquisas mas o objetivo era fortalecer seu ponto de vista com uma boa argumentação. Sou muito objetiva, meu textos são curtos, poucos ultrapassaram meia página. Apesar do caráter obrigatório, sempre adorei o desafio que era imposto, a escolha do tema era livre e independente da sua opinião o que garantia seus pontos era a sua argumentação. Argumentar, convencer, manipular...belos adjetivos!


O primeiro texto postado, fiz no 3° ano, tirei 2, valia 2 pontos =) ele foi feito nas vésperas das Olimpíadas de Berlim em 2008.


Procura-se o nobre espírito chinês


A China domina o Tibet. Os tibetianos formam uma população pacífica, seu chefe espiritual Dalai Lama e os exilados vivem na Índia com a esperança de voltar para seu território. A invasão chinesa está custando mais de 1 milhão de vidas perdidas, bilhões de sonhos interrompidos e famílias desfalcadas.

Os Jogos Olímpicos de 2008 serão em Pequim e manifestações ofuscaram a passagem da tocha olímpica por várias cidades ilustrando o grande apoio da sociedade civil na luta pró-Tibet.

A China condenou as interrupções no revezamento da tocha olímpica argumentando que foram "atos desprezíveis que sujam o nobre espírito olímpico e são um desafio para todas as pessoas que amam os jogos" e "ninguém pode impedir o espírito olímpico, o conceito de paz, amizade e progresso que a tocha representa".

Se apagar a tocha, lutando pela independência de uma população oprimida é um ato desprezível, qual é a característica do ato de tomar a pátria de milhares de pessoas? Onde estava o nobre espírito chinês no momento da dominação sobre o Tibet?

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Que tal sair do comum?

Numa das minhas brisas noturnas peguei a minha querida agenda/caderno/tudo oq eu escrevi tá ali de 2009 e dei uma olhada nos sites úteis, nos estados e capitais do Brasil, e destaquei alguns itens.
Estamos sempre criando e mantendo hábitos, sempre pesquisando no Google, buscando informações quanto ao meio ambiente no GreenPeace e penso: Por que não fugir do comum e abrir espaço para o novo?
Pensando na fuga do comum estou postando alguns dos itens que destaquei na minha agenda, não que eu esteja recomendando e que ache eles bons, estou postando para que possamos navegar em águas não conhecidas para fazer novas descobertas e assim cada um forma a sua opinião.
Destaquei sites úteis que não conheço e irei visitar e estados que conhecemos pouco.
Sites úteis:
Pesquisa
Busca
Museus
Meio Ambiente
Governo
Jornais e Revistas
Lazer e Turismo
Organizações Internacionais
Serviços
Universidades
BRASIL: Estados e Capitais
TOP 8 - Dos Estados e Capitais "menos falados"
Acre(AC) - Rio Branco
Alagoas(AL) - Maceió
Amapá (AP) - Macapá
Mato Grosso do Sul(MS) - Campo Grande
Piauí(PI) - Teresina
Rôndonia(RO) - Porto Velho
Roraima(RR) - Boa Vista
Tocantins (TO) - Palmas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

2009, saldo positivo =D



como fiz um texto pra 2010, achei injusto com 2009 não escrever nada.

2009 foi um ano maravilhoso em que ocorreram importantes mudanças na minha vida. Eu passei na USP comecei minha vida acadêmica, conheci novas pessoas, fiz novos amigos e consegui manter muito bem os antigos. Meu irmão sofreu um acidente de moto mas tudo saiu muito bem, minha família ficou fortalecida e nesse mesmo ano meu irmão voltou a andar :)

Fui a festas e baladas, viajei, mantive não como queria mas mantive minhas atividades esportivas e completei 18 anos =D e no finalzinho do ano arrumei um trabalhinho.

Cresci bastante, eeehhh 2009!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Aaarárá urúrúúúú

Lindoooss demais, lindos e bagunceiros!!! amo bebê dos outros, HAHAHA

me divirto com esse vídeo, nada é mais lindo que essas coisinhas fofas, dá vontade de apertar *-*

2010, faça a diferença!

Mais um ano começa, das 23h59 do dia 31 de dezembro para as 0h00 do dia 01 de janeiro, neste exato minuto celebramos o término de um período e o início de outro. Neste minuto o planeta completou seus 365 dias de translação, vivemos as 4 estações do ano, pulamos o carnaval, desejamos feliz páscoa as pessoas, comemoramos o nosso aniversário e o aniversário dos nossos parentes e amigos e festejamos o nascimento do menino Jesus.
Muitos renovam seus objetivos e planos, outros fazem promessas, pedidos e agradecimentos e neste clima respiramos fundo e olhamos pra frente pedindo saúde e paz para viver mais 12 meses, para pular mais um carnaval, vivenciar mais uma páscoa, comemorar todos os aniversários inclusive o do menino Jesus.
Pensamos bastante em nós mesmo, acho que precisamos pensar mais nos outros e como podemos fazer a diferença, ao contrário do que muitos pensam, fazer a diferença não é dar esmola aos pobres. Para mim, fazer a diferença é algo tão amplo e tão abstrato que nem sei descrever direito, acho que é dar ferramentas suficientes para as pessoas crescerem.
É por isso que desejo a todos mais do que um Feliz Ano Novo, em 2010, FAÇA A DIFERENÇA!
=) =) =)